Monday, June 21, 2010

2ª etapa CNPDL

Dia 19 de Junho, no passado Sábado, decorreu a 2ª etapa do circuito de Surf e Bodyboard organizado pelo Clube Naval de Ponta Delgada que teve lugar na Praia do Monte Verde, no concelho da Ribeira Grande.

Com o check-in marcado para as 9h da manhã, cheguei perto das 9:15h, sem pressas, porque sabia que há atrasos a montar as estruturas e que também iam começar primeiro com os Heats de Surf. Aproveitei e fui dar uma surfada de cerca de 45 minutos.

O mar apresentava-se glass, com ondas a rondar o metro e consistente. Deu para fazer umas ondas e treinar um pouco, mas depois tive de sair da água mais o pessoal que também estava a surfar para darem início então, há 2ª etapa deste circuito de Surf e Bodyboard.

Mais à frente, nos Heats de Bodyboard, eu estava no Heat 1 dos quartos de final, juntamente com o Miguel 'Miranda' Reis, Sérgio Rego e Daniel Costa. O Heat era um pouco difícil, mas consegui passar em 1º com alguma vantagem em relação aos meus oponentes, tendo 9,9 pontos no final do heat. Ficando em 2º o Miranda, em 3º o Daniel e em 4º lugar, o Sérginho.

Depois nas meias finais, o meu Heat era com o Pedro Correia e mais uma vez, com o Miranda. Com o mar a ficar novamente consistente e ficando sem vento, permitiu boas condições ao longo do heat. Após o Pedro 'Piscis' Peixoto e o Miguel Contreiras, irem ter comigo antes do meu Heat das meias, virem-me dar na cabeça por causa do meu desempenho no meu 1º heat que foi mau, apanhei demasiadas ondas e não estava a escolher bem as ondas, tinha apanhado 2 ondas boas no início do Heat, e depois fui-me meter no inside pensando que ia fazer melhores pontuações. Foi um grande erro que cometi, mas aprendi a lição e des já agradeço ao Pedro Peixoto e ao Miguel Contreiras por virem-me dar na cabeça, váleu! eheh

Entrentanto, o Heat das meias finais já foi algo diferente. Esperei pelas melhores no outside, com calma, porque sabia que não demorava muito a entrar o set. Apanhei 4 ondas apenas neste heat, e obtive 11,03 pontos, o 2º maior score da prova e passei mais uma vez em 1º lugar com alguma distância do Pedrim e do Miranda, ficando em 2º o Pedro Correia e em 3º o Miranda.

A final foi composta pelo Ricardo 'Caveira' Ferreira, Pedro Correia, Luís 'Miguili' Furtado e por mim. Uma observação negativa à organização desde já: Após faltar 5 minutos para o final da finalíssima de Surf, a organização decidiu fazer uma pausa de 5min e deu a opção aos Bodyboarders da final de entrar na água nestes 5min e fazer um pouco de free surf ou esperar na areia pelo começa da final. Decidimos ir todos para a água fazer um pouco de free surf, mas passando algum tempo, mais do que 5min, estranhamos a demora que a organização estava a ter para dar o início da final de Bodyboard. Começamos a assobiar e a gritar da água para ver se aquilo começava de uma vez por todas. Após um tempinho depois, deram então início à finalíssima de Bodyboard. Foi uma atitude muito má por parte da organização, espero que não se volte a repetir.

As ondas apresentavam-se muito piores, vento side-shore e sets de meio metrão com maré muito vazia e alguma incossistência, o que levou a dificuldade de apanharmos ondas boas. A mim a final correu-me bem até, conseguir-me encontrar com algumas ondas boas e fazer boas manobras.

Após a final, era altura da Expression Session. Apanhei boas ondas também na Expression Session, onde destaco as minhas melhores ondas como uma que mandei um ARS, outra que mandei um 360º off-the-lip, e outra que foi um backflip mas não consegui rodar o 180º na água, mas foi algo projectado.

Conclusão, os resultados da final de Bodyboard foram:

1º Caveira
2º Eu
3º Pedrim
4º Miguili

Nota: Apenas tive confirmação dos resultados à bocado em conversa ao telefona com o Pedrim. Mais uma observação negativa da organização, que nem mandou press-releases para o pessoal através de correio electrónico, apenas divulgou os resultados no próprio dia às 22h na praia, onde a maioria nem compareceu (eu incluido), por motivos pessoais e outros.

Na Expression Session, no Bodyboard, a luta estava entre eu e o Pedrim, onde eramos os únicos a manobrar forte, e estávamos empatados na decisão dos juízes. Como tinha ganho na 1ª etapa e o Pedrim acabou por apanhar uma 3ª onda boa, decidiram dar o 1º lugar a ele. Mesmo assim, apesar de não ter ganho, adorei a Expression Session, surfei normalmente, sem pressões, sem nada disso e a Expression Session é mesmo isso, surfarmos todos à vontade, relaxados e a mandar manobras espetaculares.

A próxima etapa será em Agosto, dias antes do Nacional de Bodyboard, que irá servir aos Bodyboarders como treino para o Nacional. Até lá, boas ondas e fiquem com o vídeo filmado e editado por Álvaro de Lemos, que esteve a filmar dentro de água os heats dos 4ºs de final com a sua GoPro HD.


7 comments:

Anonymous said...

eheh, alta prova e eu aqui sem ondas :( parabéns Rodrixá :D

Rodry said...

Thanks sabxá!!

Só para te fazer inveja: Vê as previsões aqui para a ilha para Sábado e Domingo :)

Anonymous said...

fak, nem me digas isso! cantim :'( que saudades esquece :x

Anonymous said...

Fak, nem me digas isso! Tenho saudades daquelas ondinhas no cantim :'(

Rodry said...

Hahahah, ainda vais a tempo!

Rui Moniz "Formiga" said...

Parabéns Rodry! E o que interessa, no final de tudo, é participar...

Lobo do Mar said...

parabéns big boy!;)