Sunday, May 30, 2010

Fotos 1ª etapa do CNPDL

Como prometido aqui vai algumas fotos minhas do meu 1º heat da prova:







Fotos retiradas do blog Wave Riders Açores e as fotos são da autoria do Carlos Duarte.

Rodrigo Rijo @ Small Waves: Youtube



Já dísponivel para visualização no Youtube, para além do Vimeo.

1ª Etapa CNPDL: Resumo

A 1ª etapa do Clube Naval de Ponta Delgada foi realizada ontem (Sábado) na Praia do Monte Verde. A prova tinha início marcado para as 9h da manhã mas só começou por volta das 9:45h com os 4os de final de Bodyboard (visto só ter 12 bodyboarders inscritos, por isso a prova foi feita toda ontem). Os 4os de final era composto por 3 heats onde eu entrava no Heat 3 com o Miguel Contreiras e o Daniel Costa.

Sentia-me muito confiante e motivado e o Heat correu-me lindamente. As condições do mar era vento side-off pela manhã com as ondas a rondar o meio metrão. Consegui mandar algumas combos de 360s e rollos e uma que consegui mandar um ars e mais um 360 na espuma. Ao todo tive 8,99 pontos no final do heat passando assim em 1º.

Nas meias finais, 2 heats compostos por 3 riders cada um e o meu Heat era o 2º que, mais uma vez, estava o Miguel Contreiras comigo, e o Luís 'Miguili' Furtado.

Pelas 12h pararam o campeonato devido às condições estarem cada vez piorando. Fazendo assim, uma pausa de 2h e aproveitamos para almoçarmos e dar-mos um passeio ali pela zona. Voltando à prova pelas 13:45h o mar estava ainda pior, ficando assim, previsto o arranque da prova para as 16:30h, devido à maré estar cheia às 15:30h e precisava de vazar um bocadinho pelo menos. Esperamos lá na praia e chegou às 16.30h e o mar já estava com um melhor aspecto. Vento off-shore e as ondas a ganharem cada vez mais consistência, tamanho e a quebrar mais para fora, mas ainda assim era insuficiente. Adiaram para as 17:15h. Aí o mar já estava bem melhor onde quebrava a mesma esquerda no meio da praia que estava a funcionar com a maré mais vazia de manhã.


Sabia que o meu Heat não iria ser fácil, fiz um bom aquecimento e alongamentos e mantive muita calma e concentração, mas ao mesmo tempo sempre na boa pois eram ambos meus amigos e companheiros de surfadas. Entramos calmamente na água e quando tocou a buzina para o ínicio do Heat, iniciou-se logo o nervosismo, mas mantive sempre um pouco de calma. No nosso heat, teve uma altura que estava inconssistente, vindo poucos ondas boas. Estava a ter pouca sorte com as ondas e estava a arriscar em 360s off the lips e 720 normais onde falhei. As ondas continuavam um pouco inside. A meio do Heat, veio uma onda. Apanhei-a e vi que ia fechar, pensei para mim que ou arriscava num ARS ou podia já sair da água que era de certeza que não ganhava, bati no ARS, quando ia a rodar o 180º a mão do nose escorregou e a prancha ia saindo debaixo de mim mas a garra foi tanta que consegui voltar a meter a mão no nose e completar na espuma a manobra. Fiquei mais extasiado e corri de volta à água e tentar apanhar uma onda mesmo boa já que também tinha um rollo bom na minha 1ª onda do Heat. Faltavam-me 1 onda para acabar o máximo de ondas surfadas (10) e nem me tinha apercebido disso. Apanhei uma direita buracosa, bati num rollo mas a aterragem foi mal e caí e saltou-me um pé de pato. Ao voltar à superfície olhei em volta e lá vi o pé de pato a flutuar e voltei a calçá-lo. A começar a remar para fora gritaram para mim que já tinha feito o máximo de ondas a apenas 40 segundos do fim. Saí da água e fui tranquilo para ao pé das tendas de competição onde o pessoal estava todo.

Após alguma conversa sobre o Heat, aí veio os resultados. O Contreras e Miguili foram os apurados para a final. Claro que fiquei triste por não ter ido, especialmente porque o júris contaram o tal ARS como uma manobra completa devido a ser em cima da areia, o que não achei nada disso, visto ter sido difícil de rodar o 180º mas consegui com a garra que eu tinha e completei-a sem outra qualquer falha e porque também estava a ser o único que estava a mandar manobras mais arriscadas (ARS's)e a completar. Penso que este meu ARS foi um bocado "underscored", ou seja, para quem não sabe, "underscored" significa uma manobra pontuada abaixo do que deveria ser pontuada.


Mas pronto, para a próxima estarei com mais garra ainda e é perdendo e cometendo alguns erros nos Heats que aprendemos a ser mais fortes e persistentes. Na mesma fiquei contente por o Miguel e o Luís terem passado.


A final foi composta por: Sérgio Rego, Pedro Correia, Miguel Contreiras e Luís 'Miguili' Furtado. Antes do heat fiz as minhas apostas e bateu tudo certo com o que disse!

O Pedrim está onfire, está surfando mesmo muitooo bem nos últimos tempos! Deu-se bem com as ondas e mostrou o surf de grande nível, muito power e grande estilo! Sem dúvida que a final era dele!

Mais tarde, por volta as 22h era o encontro do pessoal para saber os resultados num bar. Após lá estarmos de conversa e a vermos as fotos do dia que estavam a ser projectadas na parede, parou tudo para se ouvir os resultados. No Bodyboard os resultados foram:

1º Pedro Correia
2º Luís 'Miguili' Furtado
3º Miguel Contreiras
4º Sérgio Rego

Todos surfaram bem na final, mas o Pedrim está simplesmente onfire e fiquei muito contente por ele ter ganho que já merecia à muito tempo! Congrasts bro ;)

Na melhor onda pontuada no Bodyboard, foi mais uma vez, o Pedrim!

E, como foi decidido dias antes da prova, uma realização de um "Expression Session" em que consistia que, após os heats das finais de Bodyboard e Surf, todos os Bodyboarders e Surfistas (mesmo quem não estivesse inscrito na prova) tinham a oportunidade de entrar na água e tinham 30 minutos para mostrarem o que valiam. Fomos todos em grande espírito e risada para a água onde brincamos imenso lá dentro. Desde stand ups até cortar ondas com as mãos ao contrário e manobrar 360s e rollos, foi alguma das manobras que o pessoal andou a fazer só por diversão. Juntei-me algum tempo à "festa" mas queria apanhar umas ondas e surfá-las mais a sério! Resumindo, neste Expression Session fiz alguns ARS's em que completei uns e outros não, uns reverses na parede das ondas com fortes leques e também bons reverses na junção.

Voltando à noite de anunciar os prémios, o vencedor do Expression Session, fui eu! eh eh :) . Sinceramente, após sair da água, estava satisfeito com o que tinha feito e estava muito confiante que poderia ganhar, mas não tinha 100% de confiança, mesmo não poderia ter porque tinha fortes concorrentes candidatos ao "título".

Próxima etapa será em Junho na mesma praia (Monte Verde)!

Estejam atentos porque ainda hoje postarei umas fotos de alguma acção de ontem. ;)

Wednesday, May 26, 2010

1ª Etapa CNPDL

Decorrerá agora no próximo fim de semana (dias 29 e 30 de Maio).

Os spots alternativos, além de Sta Cruz são:

- Praia das Melícias
- Praia do Monte Verde (spot mais provável para o campeonato)

Para esta 1ª etapa, não é obrigatório estar federado! Sendo que basta imprimirem a folha de inscrição (podem vê-la aqui!) e entregarem num dos seguintes locais:

-Goiaba Surf Shop
-Espaço Azul
-Clube Naval de Ponta Delgada
-Clube Náutico de Lagoa

A incrição tem um custo de 15€

A pontuação do circuito será igual para as 2 modalidades:

1º 1300
2º 1118
3º 949
4º 871
5º 793
6º 722
7º 650
8º 585
9º 468
10º 424
11º 354


E aguardem, porque vem aí uma grande novidade minha de um novo apoio! yeww :)

Tuesday, May 25, 2010

Mini-Profile...

Sim, fiz um mini-profile meu de um dia de umas ondas bem fun, mas na altura em que as minhas ondas foram filmadas já estava bem pior. O clip não tem ondas nada por aí além mas mesmo assim editei e colocei o vídeo na Internet. Espero que gostem! :)

Rodrigo Rijo @ small waves from Rodrigo Rijo on Vimeo.

Sunday, May 23, 2010

ACC 2010 champion: Dave Winchester



Acabou à uns segundos atrás, a 4ª etapa e 2º Grand Slam do Iba World Tour, o Arica Chilean Challenge. Numa final entre Dave Winchester e Amaury Laverhne, Dave não deu hipóteses ao seu oponente, pontuado nas suas 2 melhores ondas com um 10 e 9.75, deixando Amaury a precisar de uma combinação de 19.75pts a cerca de 5 minutos do apito final. Assim, Dave Winchester, team rider da Reeflex Wetsuits, é o campeão deste ACC 2010. Congratulations Winny!!

ACC 2010 6º dia


IBA Arica Chilean Challenge 2010 - Day 6 Competition from Paipo Bodyboarding on Vimeo.



Está agora a decorrer os quartos de final, com uma meia final já ocupada por Amaury Laverhne vs Christian Fernandez. Para acompanharem basta clicarem AQUI!!

Thursday, May 20, 2010

1ª Etapa CNPDL confirmada!



A 1ª Etapa de Surf e Bodyboard do Clube Naval de Ponta Delgada está finalmente, confirmada para os dias 29 e 30 deste mês! O main spot será em Santa Cruz, na Lagoa. Mas existirão 3 spots alternativos caso não se apresente as condições mínimas em Sta Cruz. Espero que esteja a bombar!

15-05-2010 by António Lopes (2)



Foto de um momento antes da sequência da manobra que pus abaixo desta mensagem.

Thursday, May 13, 2010

1ª Etapa de Bodyboard e surf ADIADA!

A 1ª etapa do Clube Naval de Ponta Delgada, que estava prevista ser realizada para este fim de semana, foi adiada para os dias 29 e 30 de Maio devido não haver ondulação para este fim de semana.


19-03-2010 by Carlos Duarte (2)





ACC 2010



Vídeo de uma sessão muito recente na onda de El-Gringo, em Arica, no Chile.

Esta etapa é a 4ª e 2º Grande Slam da IBA (International Bodyboard Association). O vídeo demonstra o bom nível que tem andado por lá, onde aparece algumas caras conhecidas como: Damian King, Dave Winchester, Jake Stone e alguns chilenos que têm demonstrado um bom nível que anda por lá.

O período de espera começa já amanhã, dia 14, e prolonga-se até ao ao próximo dia 23. Mais informações basta clicarem aqui para acederem ao site principal do evento.

Monday, May 10, 2010

Buzios Pro 2010


José Octávio, team rider da Respect Bodyboards, como foto de cartaz numa direita no Búzios pro 2009.

Apesar das fracas condições do mar que se encontraram nesta 3ª etapa do mundial de Bodyboard, o Búzios bodyboarding 2010 teve uma infra-estrutura impressionante. Ora vejam:




PS-> O vencedor deste evento, foi o prodígio francês de 20 anos, Pierre-Louis Costes!!

Wednesday, May 5, 2010

Inscrições: 1ª Etapa do CNPDL de Surf/Bodyboard

Inscrições em:

Goiaba Surf Shop
Espaço Azul
Clube Naval de Ponta Delgada
Clube Naval da Lagoa

Valor da inscrição: 15€
Início da prova: 09:00h
Obrigatório apresentar cartão de federado 2010

Ficha de inscrição AQUI!

10-04-2010 by Ricardo Amaral (8) últimas!







Este é o último post de fotos minhas durante as férias da páscoa tiradas pelo Ricardo Amaral. Finalmente todas as fotos já estão publicadas no blog. Espero que tenham gostado. :)